/>


'Tou que nem posso


... graças e desgraças


segunda-feira, 22 de setembro de 2003



A Regra
 
A frase batida: “não achas que tens que levar uma vida mais regrada?”
Quem acusa não sabe definir - ou não quer - , solta a pergunta que não espera resposta, o ponto de interrogação como mera foma de estilo.

Que regras são essas que definem a diferença entre as pessoas que “têm uma vida regrada” daquelas que, como eu, “estão no caminho da anarquia”?

Será que alguém me explica o que é isso da regra? Pergunto eu:

Acordar todos os dias à bem cedo …?

Para me "apresentar"ao trabalho a horas mesmo que não seja empregada ou não tenha empregados a cargo?

Para sofrer a punição de sair de casa a correr e a olhar para o relógio - um stress que eu vivi durante anos e de que não tenho saudades- para cumprir com as obrigações contratuais e para que a entidade patronal cumpra as suas cada fim de mês incluindo o 13º e 14º - disso sim, talvez sinta saudade!

Para levar o/s filho/s à escola… ? não os fiz! E agora? Será que tenho que me sentir culpada por isso e enrolar um boneco de trapos nos braços para, por solidariedade para com os meus amigos que os fizeram, viver essa responsabilidade?

Chegar a casa a horas convenientes para…? Cozinhar uma dose de refeição e mesmo assim ter que comer o mesmo menú durante quase uma semana?

Fazer férias no Verão, de preferência em Agosto…? embora não tenha que cumprir calendários e perder a única altura do ano em que é tolerável viver na cidade, quando, em função da regra, fica com a população reduzida a 1/3?

Ir ao cabeleireiro com regularidade… ? só porque é suposto uma senhora da minha idade gostar de se enfiar horas dentro dum local normalmente superlotado – de mulheres ainda por cima– com índices de poluição sonora acima de qualquer limite considerado legal, para me entregar nas mãos de alguém que insiste que eu devia pentear o cabelo para o lado oposto àquele a que eu sempre me habituei a fazer…?

Gostar do Natal… porque ? Porque sim, porque é feio dizer que não se gosta mesmo que isso seja verdade, porque é politicamente correcto dizer-se que se adora estar com a família toda reunida, mesmo que seja uma farsa. Não a questão da família, note-se, mas a particularidade do “reunida”.

Concreta e honestamente, acho que sou sobretudo sincera. E isso talvez incomode quem ao contrário de mim, tem outras obrigações e compromissos. Curioso! Porque a mim não me incomoda nada que os outros não sejam como eu!!!

Tenho regras, sim, regras internas e estruturais. Daquelas que não se vêem através dum horário “respeitável”, dum guarda roupa compatível com a minha idade ou duma imagem visual seguindo a moda. E à medida que os anos passam, chego amargamente à conclusão que respeito muito mais escrupulosamente as regras do que os que levantam a voz crítica em relação a mim:

Embora “sem regra”, não me lembro de alguma vez deixar de cumprir com os meus compromissos profissionais, mesmo aqueles que mais frequentemente se desprezam, ou seja, prazos;

Com ou sem guarda-roupa adequado, nunca apareci para uma festa ou jantar formal em blue-jeans rasgados;

Mesmo sem horários compatíveis, um amigo ou amiga em crise nunca precisou de me pedir assistência; e não a tem que pedir porque sabe que eu estarei sempre disponível;

Independentemente de datas estabelecidas ou do conceito da palavra “reunida”, amo profunda e incondicionalmente cada elemento da minha família;

Resumindo e concluindo, não me incomodem com essas “regras”. Já me basta uma vez por mês!!

Maria - simplesmente


posted by: 1 dos 2 / 12:44
#






ÚLTIMAS ENTRADAS



ARQUIVO
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
fevereiro 2005
maio 2005
julho 2005
agosto 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006



Outras (des)Graças

A Tasca da Cultura

Classe Média

4025 km a Leste

Já sou grande



GoogleNews

This page is powered by Blogger. Isn't yours?




Locations of visitors to this page