/>


'Tou que nem posso


... graças e desgraças


segunda-feira, 15 de dezembro de 2003



O troco?
 
A esta pergunta, feita por um velhinho com ar de quem já passou dos noventa, respondeu o empregado da mercearia com outra enquanto atendia a cliente antes de mim: qual troco?

O meu troco, respondeu o velhinho, num tom irritado.

Mas o senhor ainda não me pagou, disse o empregado, com um ar divertido. Paguei sim, repetiu o velhinho, zangado, tirando uma nota do bolso da camisa e abanando-a no ar, eu dei-lhe uma nota de cinco, tinha duas quando saí de casa, agora só tenho aqui uma, vê?

Perante a indiferença do empregado, o velhinho bateu com a mão no balcão e gritou, quase apoplético: eu quero o meu troco, quero ir para casa, dê-me o meu troco!

O empregado levantou a cabeça, agora incrédulo. Perante a expressão de fúria do velhinho, o empregado levou as duas mãos à cabeça, esfregou com ambas a cara, dos olhos ao queixo e ficou assim durante algum tempo. Depois, levou a mão direita ao bolso das calças, tirou a carteira, abriu-a, pegou em várias moedas, deu-as ao velhinho e disse, aqui tem o seu troco, tenha um bom fim de semana.

Sem dizer nada o velhinho saiu da loja, certamente convencido que tinha dado uma nota de cinco ao empregado da loja.

Ainda há gente boa, pensei.

Sem fazer um único comentário, o empregado acabou de atender a senhora que estava antes de mim, e que antes de sair lhe disse que acabara de ter um gesto de caridade. Depois, também sem uma palavra, fez as contas às minhas compras, perguntou-me se era tudo e disse-me qual a contrapartida que lhe cabia.

Olhei para ele e com ar sério disse: e o meu troco?


Manuel


posted by: 1 dos 2 / 10:19
#






ÚLTIMAS ENTRADAS



ARQUIVO
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
fevereiro 2005
maio 2005
julho 2005
agosto 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006



Outras (des)Graças

A Tasca da Cultura

Classe Média

4025 km a Leste

Já sou grande



GoogleNews

This page is powered by Blogger. Isn't yours?




Locations of visitors to this page