/>


'Tou que nem posso


... graças e desgraças


terça-feira, 4 de maio de 2004



Ensaio sobre a estupidez

ou

A aventura de ser português

 
Se é verdade que a estupidez impera em grande parte das unidades de atendimento de serviços de utilidade pública, que por si só e individualmente é um dado adquirido, quando reunidas num só espaço físico… torna-se contagiosa!! Não sei se é como aqueles vírus que circulam pelas condutas de ar condicionado, se é pelo ar que se respira; só sei é que se criam guichets para cada um dos serviços mas de nada servem a não ser para pessoas como eu poderem darem azo à sua irritação num menor espaço de tempo, ou seja, em vez de se irritar nos serviços da EDP, sair, arrefecer os ânimos, deslocar-se para outra zona da cidade, voltar a procurar lugar para estacionar, entrar nos serviços dos SMAS e voltar a irritar-se, irrita-se na mesma …mas sem apanhar chuva!!

Nada mudou, para grande desespero meu. Desengane-se quem pensar que os espaços denominados “Loja do Cidadão” foram criados para desburocratizar os serviços. Nada mudou, porque o que de facto minimiza o desespero do utente, não são as instalações com melhores condições, não são os sistemas mais modernos de atribuição de números de série por ordem de chegada, não são as escadas rolantes em vez dos elevadores caducos ou das caixas de escadas insalubres. O que verdadeiramente desespera é que a ineficácia, a desorganização e – pior de tudo – a estupidez de quem continua a não ter formação para fazer aquilo para que foi contratado, que permanecem igual a sempre. Pior! Agora ainda para mais é concentrada!

Em pleno século XXI, para requisitar e celebrar um contrato de fornecimento de energia eléctrica e de abastecimento de água, esta vossa pobre amiga deslocou-se 3 vezes à Loja do Cidadão do Porto.

Resumo da aventura:
1ª tentativa:
25mn de Via de Cintura Interna,
15mn para estacionar – e em local proibido!
Ser informada que para ambas as companhias deveria apresentar um documento de que não dispunha
2h15mn (sim, leram bem) de regresso - porque era 6ªfeira e chovia. Quem te mandou?

2ª tentativa:
20 mn de Via de Cintura Interna
5mn para estacionar – nem procurei outro local que não os proibidos
Ser informada de que a informação que me deram anteriormente estava errada e que aquela que não me deram é que faltava de facto.
30mn de regresso – não era 6ª feira e graças a Deus não choveu!

3ª tentativa:
15mn de Via de Cintura Interna – ainda bem que não almoço e que quase toda a gente o faz
3mn para estacionar – sim, que eu já sou profissional na matéria
Informar os incompetentes que me informaram anteriormente que o que me tinham exigido não se aplicava ao meu caso.
20mn de demonstração do meu ponto de vista.
10mn de confirmação de ineficácia e sincera estupidez.
5 mn de repetição do meu ponto de vista com o volume de decibéis de acordo com o vocabulário utilizado.
10mn de espera enquanto consultavam não sei quem que é quem devia saber.
5mn para me voltarem a repetir que sem o referido documento, que já expliquei repetidamente não ser fisicamente possível de obter, não posso ter direito a requisitar fornecimento de energia eléctrica.

De saída e completamente derrotada, reparo por acaso num panfleto que dizia: Linha azul EDP – chamada gratuita da 9h às 24h.

E foi dali, de telemóvel em riste, mesmo em frente ao tal guichet de “desatendimento”, através de um simples telefonema, grátis e sem fila de espera, sem ter que apresentar provas escritas ou declarações assinadas, em que bastou ditar o nome e o nº de contribuinte, que por uma vez o bom senso se instalou, e não só consegui inscrever-me como cliente como obtive a confirmação de que a razão do meu inconformismo tinha todo o sentido de ser!

Só à chapada!

Maria


posted by: 1 dos 2 / 19:18
#






ÚLTIMAS ENTRADAS



ARQUIVO
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
fevereiro 2005
maio 2005
julho 2005
agosto 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006



Outras (des)Graças

A Tasca da Cultura

Classe Média

4025 km a Leste

Já sou grande



GoogleNews

This page is powered by Blogger. Isn't yours?




Locations of visitors to this page