/>


'Tou que nem posso


... graças e desgraças


terça-feira, 27 de dezembro de 2005



Espaço
 
Não sou muito alto, metro e oitenta e um centímetros. Olho em redor e vejo-me dentro da média. O meu problema são as pernas. Cinemas, auditórios, teatros, pavilhões, estádios, carros, então atrás nem falar, autocarros, comboios, seja onde for as minhas pernas não entram.

Aviões, mencionei?


Seja qual for a companhia aérea ou as cores do avião, a distância entre cadeiras é um claro incentivo à classe executiva. Aí sim as minhas pernas sentem-se no paraíso. Mas só enquanto passo no corredor em direcção ao estábulo, quero dizer à classe “económica”. Alek económica! Aqui, é aqui, please, não outra vez nas catacumbas, não…

OK, começo por perna cruzada, esquerda sobre a direita, alterno, direita sobre a esquerda, assim que começo a sentir formigueiro, se pudesse pelo menos levantar o joelho e cruzar a perna à homem, faço uma tentativa, tímida, mas o vizinho da direita ou da esquerda, se tiver tido a sorte de um lugar com saída para o corredor, já cruzou a perna dele para o meu lado e abriu o jornal de par em par. Estico as pernas por debaixo da cadeira da frente, consegui, pelo menos assim alguma parte do meu corpo sente-se subitamente livre. O pior são as costas, a tensão na lombar aumenta e a posição começa a ser impossível de suportar.

Como se isso fosse relevante. Seja qual for a minha posição, já sei que o passageiro que viaja encostadinho à janela vai sentir uma súbita vontade de fazer chichi, a menina que vai sentada à minha frente vai reclinar a cadeira dela de tal forma que eu vou poder massajar-lhe as têmporas, melhor não, a hospedeira que distribui tabuleirinhos recicláveis com comida reciclada vai esmagar-me o pé com o trólei, os passageiros que viajam atrás de mim vão levantar-se para deixar passar o janeleiro deles e este vai apoiar-se em cheio na minha cabeça, sorte minha se ele não escorregar e não me arrancar uma mãocheia de cabelos.

Se ao menos eu conseguisse dormir.

Odeio pessoas que conseguem dormir em aviões, sobretudo passageiros que adormecem assim que se sentam e só acordam com a intervenção do chefe de escala no destino. A única coisa em mim que adormece são as pernas. Quanto ao resto, a menor veleidade de passar pelas brasas é rapidamente suprimida pelo comissário de bordo ou pelo piloto.

Que me interessa a mim que o avião voe a uma velocidade de cruzeiro de 950 km/h se eu não consigo cruzar a perna, e a uma altitude de 33 mil pés se eu não posso sequer mexer os meus?


Manuel


posted by: 1 dos 2 / 20:21
#






ÚLTIMAS ENTRADAS



ARQUIVO
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
fevereiro 2005
maio 2005
julho 2005
agosto 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006



Outras (des)Graças

A Tasca da Cultura

Classe Média

4025 km a Leste

Já sou grande



GoogleNews

This page is powered by Blogger. Isn't yours?




Locations of visitors to this page